BY: david
Aline Amarante
Comments: No Comments
Hoje falaremos sobre o estilo parental participativo. Se você não acompanhou os outros estilos, sugiro dar uma olhadinha nos posts anteriores, ok?
Os pais deste estilo são exigentes e responsivos, ou seja, fazem cumprir limites e regras estabelecidas, que são claras e respeitosas, e levam em consideração as perspectivas e os sentimentos dos filhos. Seus padrões de comportamento são baseados no respeito à individualidade dos membros da família, favorecendo o diálogo e a autonomia. Ocorrendo divergências, os pais desse estilo explicam sua perspectiva de adulto, sem restringir a criança, reconhecendo que ela possui interesses próprios e maneiras particulares. O foco está nas consequências lógicas e naturais do comportamento da criança e não em punições estipuladas pelo adulto.
Os filhos de pais no estilo participativo apresentam mais assertividade, maturidade, responsabilidade social, conduta independente e empreendedora, baixo índice de disfunção comportamental e psicológica. São mais propensos a levar em conta a perspectiva dos outros e a entender as ideias dos outros.
Enfim, esse seria o estilo que deveríamos almejar. Requer trabalho e dedicação, o início pode ser mais difícil por ser algo relativamente novo prá muita gente. Com o tempo vai tornando-se natural!
Conte aqui, você já pratica algumas atitudes nesse estilo?
Aline Amarante
Psicóloga
-Postagem de responsabilidade do Autor